segunda-feira, 26 de abril de 2021

Quando um livro explica a física para as crianças

 


“Lilica e os Mistérios do Universo” narram os fenômenos da natureza para público infantil

 


Mariane Soares, nasceu no dia 29 de fevereiro, é canhota e tem um olho de cada cor, uma característica conhecida como heterocromia. Desde criança conviveu com a curiosidade e o questionamento diante dos fatos do cotidiano. Esta vontade de saber estreitou a relação com a física e seus fenômenos da natureza. Licenciada em matemática e física, atualmente cursando Mestrado, a professora da rede estadual de São Francisco de Paula, decidiu escrever sobre física para crianças, devido à falta de material didático na área para o seu público. A preocupação sempre foi aproximar os alunos e a iniciação científica, através de uma linguagem acessível sobre os fenômenos da natureza. “Os fenômenos da física chegam às crianças quase como uma situação de magia e não despertam o questionamento, o interesse cientifico. É preciso faze-las pensar desde cedo sobre perguntas do tipo, como se forma o arco íris? Por que o céu é azul?”, conta Mariane.

Assim surgiu a ideia de uma série de livros sobre o universo da física. O primeiro é “Lilica e os Mistérios do Universo”, que está sendo lançado pela editora Palavreado.  O livro de 44 páginas, que tem como objetivo iniciar um letramento científico, de uma forma lúdica, desperta a curiosidade cientifica das crianças e adolescentes, além de estimular as mesmas para mais perguntas. Lilica é uma menina criativa e imaginativa, que descobre que a física está em vários momentos da nossa vida. São cinco histórias apresentando este universo para a gurizada, com ilustrações da artista Verônica Pasqualotto.

 

 

Lançamento:

Livro “Lilica e os mistérios do Universo”, de Mariane Soares, ilustração de Verônica Pasqualotto – editora Palavreado.

Vendas direto com a autora pelo instagram do livrolilica ou pelo whatsapp 54 9704-1542.

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...