quarta-feira, 20 de julho de 2022

Clube do Livro de Canela tem encontro presencial com autora do FiliGram

A convite do Cafezinho Literário, da Biblioteca Cyro Martins de Gramado, o Clube terá seu primeiro debate físico desde o início da pandemia, com presença da autora do livro do mês.
O evento acontece em 28/07, às 19h, e será transmitido para a participação remota dos inscritos. Os tablets da biblioteca permitirão a interação com os presentes. Quem estiver distante poderá acessar a discussão via Google Meet, em link a ser disponibilizado previamente.
O livro escolhido para leitura de julho é Olivetti Lettera 32, da portoalegrense Carolina Panta (editora Zouk, 2021, 178 páginas). O romance se passa na Porto Alegre dos anos 1940 e conta a história de 3 mulheres que recebem trechos de um livro em suas casas, com seus nomes nas capas. A trama, contada ao longo das páginas por um narrador misterioso, revela um sentimento de culpa transversal ao feminino das personagens.
A inscrição, tanto para a presença física como online, é de R$30. O valor é para cachê da autora e produção do encontro. Para informações e inscrições pode-se enviar email para fernando.gomes.rs@gmail.com, pelo whats 54 99192.6187, ou através da página do Clube no Facebook.
Este será o último encontro do Clube de aquecimento para o FiliGram (Festival Internacional Literário de Gramado) em setembro. O próximo debate será, de fato, dentro da programação do evento.

terça-feira, 19 de julho de 2022

Miniarte Magia chega à Gramado

Clara Pechansky criou o Projeto Miniarte Internacional em 2003, tendo a 1ª edição ocorrido na Usina do Gasômetro, com mais de 100 participantes nacionais e internacionais e sob a chancela da Prefeitura de P.Alegre.
Desde sua fundação, o objetivo do projeto é democratizar a Arte de duas maneiras: permitindo acesso livre aos artistas, que não são submetidos a qualquer seleção, e divulgando as obras para um público cada vez mais diversificado. Assim, a Miniarte cumpre um duplo papel social, tendo já viajado os cinco continentes ao longo de seus 19 anos, sempre organizada por artistas independentes, em espaços públicos e gratuitos.
Para 2022, o tema escolhido foi MAGIA, permitindo uma grande variedade de interpretações e técnicas, como pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, cerâmica e colagem.
MINIARTE MAGIA vai mostrar 192 artistas que representam ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, COSTA RICA, CUBA, ESPANHA, EQUADOR, ESTADOS UNIDOS, ÍNDIA, IRÃ, MÉXICO e PORTUGAL.
São 21 Artistas Convidados, 12 Artistas Líderes de Grupo, cada um trazendo consigo mais de 10 artistas, e 33 Artistas Prestígio, uma inovação introduzida nesta edição.
A 42ª edição do PROJETO MINIARTE INTERNACIONAL terá sua inauguração, mantendo a tradição, no Centro Municipal de Cultura de Gramado, dia 30 de julho, e a 43ª edição acontecerá na Gravura Galeria de Porto Alegre, em 8 de outubro de 2022. 42ª edição – Gramado – de 30 de julho a 30 de agosto de 2022 43ª edição – Porto Alegre – de 8 a 29 de outubro de 2022 * as fotos são de obras de artistas que participarão da Mostra.

domingo, 17 de julho de 2022

Alice e o Chapeleiro em Gramado

Laurinha Ev é a nossa correspondente para lugares legais na Serra Gaúcha. Olha o que ela trouxe de novidade.
O espaço temático, em Gramado é inspirado na história de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, onde uma menina curiosa, um coelho branco “de relógio”, uma rainha louca para cortar cabeças, objetos e animais que agem e falam como seres humanos. A partir de agora, os apaixonados pela famosa história do escritor inglês podem encontrar estes e outros personagens fantásticos, em um lugar lúdico e cheio de magia: “Alice e O Chapeleiro”.
O empreendimento inaugurou em Gramado, um dos principais destinos turísticos do Brasil. Com mais de 800m² e capacidade para até 250 pessoas, o amplo espaço de entretenimento temático oferecerá pocket shows onde serão encenados trechos da obra original. Quem assina a direção artística, figurinos e seleção de elenco é Fabrício Gomes, profissional reconhecido por trabalhos realizados para grandes espetáculos, como, por exemplo, o Natal Luz. A atmosfera de fantasia começa logo na entrada com a recepção feita pela Lagarta, que lançará uma proposta especial à cada visitante: mergulhar no mundo de Alice, conhecer seus companheiros de aventura e vivenciar os cenários mais emblemáticos da história que ocupa o imaginário das pessoas desde 1865.
Ao aceitar o convite, o público inicia uma imersão nesse novo mundo cheio de elementos que remetem a uma realidade paralela, passando a se sentir parte integral da fábula. E para tornar ainda mais real, encontrarão a arte assinada por Erick Citron, Ana Scarceli e Leandro Alves, artistas que desenvolveram e executaram a pintura em 3D dos cenários. Traços precisos e cheios de vida trazem referências do livro e reproduzem com riqueza de detalhes uma floresta com cogumelos gigantes, flores e borboletas, em uma explosão de cores e profundidade. Continuando o mergulho nesse universo, os visitantes encontrarão uma reprodução da mesa do Chapeleiro, com itens que remetem ao chá como bolos, xícaras e poltronas, uma Alice com quase três metros de altura, além de uma árvore de seis metros com folhas pintadas a mão.
Destaque também para a gastronomia do empreendimento, que contará com dois espaços temáticos. No bar, os Gêmeos serão os atendentes. Na carta de bebidas, drinks clássicos e autorais, como o da Lagarta, que virá em um narguilé. Quem decidir fazer uma parada no restaurante vai se deparar com as famosas Cartas “atuando” como garçons. No menu, pratos exclusivos como o Baú Encantado, Frango Atrasado e a sobremesa Cogumelo, um delicioso petit gateau de chocolate branco com chapéu de macaroon a base de merengue italiano e farinha de amêndoas.
Serviço: Alice e o Chapeleiro Gramado: Rua Wilma Dinnebier, nº 111, Centro – Gramado / RS Contato: contato@aliceeochapeleiro.com.br Telefone: (51) 99180.2131 Funcionamento: de quinta-feira a terça-feira Horário: das 18h às 24h Instagram: @aliceeochapeleiro Facebook: Alice e o Chapeleiro

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...