terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Gramado é o grande palco dos artistas de teatro musical

O Natal Luz de Gramado conta com quase 500 apresentações artísticas durante toda a sua temporada Que o Papai Noel, todo o ano, passa uma temporada em Gramado, o mundo já sabe. Mas e sobre seus fiéis ajudantes, que dançam, cantam e atuam? Um grande elenco de artistas talentosos trabalha nas atrações do evento, levando magia, em quase suas 500 apresentações. A temporada natalina conta com quatro grandes espetáculos: Nativitaten, A Fantástica Fábrica de Natal, O Grande Desfile de Natal e O Reino de Natal, que fazem brilhar os olhos daqueles que os assistem. O Natal Luz, primeiro evento natalino do Brasil, hoje é um dos maiores espetáculos do gênero no mundo. Também acontecem atrações gratuitas, como A Vila de Natal com a casa do Papai Noel e intervenções artísticas; o Palco da Rua Coberta e a Parada de Natal.
Entre os destaques artísticos estão Vinni Fernandes e Bruna Monteiro. Ele é o personagem Joaquim, que se apresenta, diariamente, em O Reino do Natal. Ela participa da Parada de Natal, de sexta à domingo, às 15h, e no Grande Desfile de Natal, quintas e domingos, às 20h30min. Todos espetáculos da programação do Natal Luz de Gramado.
Os artistas Vinni Fernandes, tem 26 anos e é artista desde que nasceu. Sua paixão pelo palco vem da infância. Muito performático, a mãe o influenciou positivamente e incentivou o início da carreira, depois que ele assistiu um trecho do musical “Cats”, com 7 anos de idade. “Vi aquela cena e pensei: vou fazer isto!”. Eu morava em São João Batista (SC), em frente a um centro cultural e foram ali as primeiras aulas de teatro. O teatro me deu uma sensação de pertencimento, de me encontrar”, conta Vinni. “Comecei a fazer ballet com, apenas, três anos e cantava na igreja desde pequena. Mas foi atuando, em peças da escola, que percebi que amava atuar e cantar, e queria mesmo era ser artista. Então comecei o curso de teatro e a partir daí passei a atuar no Teatro José de Alencar, no Ceará. Eu sou de Fortaleza. E na minha família eu sou a única artista”, fala Bruna.
Influências Quando a pergunta é sobre as ambições artísticas, os dois seguem um caminho muito semelhante: querem atuar no teatro musical. E qual palco daria mais destaque, senão o Natal Luz de Gramado, que espera receber cerca de dois milhões de visitantes, nesta temporada de Natal?
Vinni é natural de Sapiranga (RS), mas viveu parte da sua vida em Santa Catarina e não esconde que suas influências artísticas são a cena musical da Brodway, e a comédia de Paulo Gustavo e Tatá Werneck. “Sou muito fã do Jim Carrey e sonho em fazer o Grinch, aquela criatura verde e mesquinha, que odeia o espírito de Natal.”, confessa rindo o artista performático. Bruna tem como referência Hollywood e o teatro brasileiro. “Admiro atrizes incríveis, como Suzana Vieira e Elizabeth Taylor. Com elas percebi que o palco é um lugar mágico. O nervosismo faz parte, mas é sempre uma emoção nova iniciar cada espetáculo. Quando subo no palco e vejo todos aqueles olhos, e sorrisos, olhando pra mim, é só eu, a música e eles. Tudo se torna um momento mágico e único. Quero atuar e poder viver do teatro musical”, revela a atriz.
Gramado para os artistas Sobre Gramado e seus eventos, que possibilitam a formação de uma classe artística atuante, os dois têm a mesma opinião. De que Gramado é um lugar que oferece oportunidade para os artistas viverem da sua arte. “A forma como Gramado valoriza a arte e seus artistas locais é incrível. Então será sempre o lugar que amarei, e levarei com gratidão”, afirma Bruna. “Estou na cidade há um ano. Quero pertencer a este lugar, atuar em mais espetáculos e shows daqui”, revela Vinni. A programação completa do evento está no site oficial: https://www.natalluzdegramado.com.br/

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

É livro para viver cada linha

Instante Infinito, é o primeiro romance de Dan Poletti. A obra foi iniciada em 2015, após uma viagem de três meses pelo Uruguai, Argentina e Chile. O projeto foi agraciado com o Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves/RS. Dan contou, na mídia, que o personagem nasceu no Canadá e no fim da adolescência realizou uma viagem, passando pelo Chile, Argentina e Brasil e se estabeleceu na Serra Gaúcha. “O livro conta a história de um homem em fuga. Ele está sempre em movimento, buscando experiências de vida. Não conformista com algumas questões, ele traz reflexões”, relata Dan.
São 232 páginas de sentimentos à flor da pele, apesar do personagem negar sua sensibilidade muitas vezes. Vi o Dan pela primeira vez no FiliGram – Festival Internacional Literário de Gramado, na Mesa Feminilidades e Poesia (09/09). Ele foi prestigiar as escritoras e poetas, Natalia Polesso, Aline Bei e Ana dos Santos. Um escritor de aparência dândi, um poeta Byron da Serra Gaúcha, Dan surpreende com tanta existência em suas palavras. Instante Infinito não é livro para se ler numa sentada. É livro para grifar frases, para conversar com cada questionamento. Esqueçam o entretenimento. Assim como “Aurora é a justa guardiã de cada novo amanhecer. Nela toda a esperança se renova; toda vida recomeça; tudo é refeito do fim ao princípio e do princípio ao fim” (pg 226), o romance do Dan é para cada momento de auto descoberta que ousamos ter.
Admiro estes escritores que se jogam de cabeça nas palavras, sem medo. Que falam de desejo, mudanças climáticas, pandemia, medo, dor e amor sem receio de comoverem seus leitores. Sigam @danpoletti no instagram e encomendem o seu exemplar. Eu desejo ardentemente que ele continue escrevendo e se experimentando, não só no romance, mas também na poesia e nos contos. Virei fã dele.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Artesanato e obras artísticas para ajudar a Liga de Combate ao Câncer

Bazar, que pretende estimular um consumo mais consciente, terá parte da renda revertida para a Liga de Combate ao Câncer de Gramado
Nesta semana, 20 e 21 de dezembro (terça e quarta), das 16h às 20 horas, acontece o Venda de Garagem Alameda do Jardim, com artesãos e artistas na rua João Petry, 295 (em frente ao hotel Glamour da Serra) em Gramado. Este conceito de bazar pretende estimular um consumo mais consciente, e um contato direto, com os produtores, artistas e criadores, onde é possível compreender o processo de produção de cada produto. Parte da renda será revertida para a Liga de Combate ao Câncer de Gramado.
Entre as atrações e produtos do evento: - venda de garagem, com móveis, louças - cerâmica,
- biscoitos artesanais, - pinturas,
- tisanas (blend de chás), - mandalas, - cosméticos, perfumes e sabonetes artesanais,
- livros e vinil, - manteiga e cream cheese veganos,
- defumadores de ervas, - pães, doces em calda e schimiers,
- doces e salgados veganos, sem glúten e lactose, - camisetas e mantas bordadas,
- absorventes de pano e bonecas de pano. - brechó.
SERVIÇO Venda de Garagem e Bazar Alameda do Jardim Terça e quarta feira, 20 e 21 de dezembro Das 16h às 20 horas Rua João Petry, 295 (em frente ao hotel Glamour da Serra), em Gramado.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Bus da Cultura – Circulando realiza última atividade do ano no Vale dos Pinheiros, em Gramado

Projeto da Prefeitura de Gramado por meio da Secretaria da Cultura, o Bus da Cultura – Circulando terá neste sábado (10/12), sua última atividade do ano, na Praça do bairro Vale dos Pinheiros. O tema desta edição será o Natal. Entre as atrações estão oficinas culturais e apresentações musicais. O projeto do Bus da Cultura baseia-se no conceito de uma ferramenta itinerante, focando na descentralização da cultura, proporcionando acesso de maneira democrática e atuando diretamente nos bairros, onde a comunidade do município poderá ser atendida com excelência através das atividades oferecidas.
Confira a programação completa: Natal com Sax, com Flávia Stelmaszczyk Horário: 13h30 Oficina Vivencial Magia das Cores no Natal com Movimento Florescer Horário: 14h30 Oficina de Cartinhas – Tipografia do Papai Noel com Patrícia Viale Horário: 15h30 Coral Vozes de Gramado Horário: 16h30 *Programação sujeita a alterações. Em caso de chuva a programação será cancelada.

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...