domingo, 25 de março de 2018

sexta-feira, 23 de março de 2018

Ufologia é pauta do final de semana

Ademar Gevaerd falará sobre Ufologia, em Canela



A Ufologia Mundial hoje: Abertura de informações, Agroglifos e Exopolítica

O jornalista e editor da Revista Ufo - Ademar Gevaerd, e também renomado ufólogo internacional palestrará em Canela na tarde do dia 25 de março na Casa de Pedra. O evento, que é aberto ao público, integra o Encontro de Grupos de Estudos Ufológicos do Sul. Ele desenvolverá o tema “A Ufologia Mundial hoje: Abertura de informações, Agroglifos e Exopolítica.". Luciano Gomes, integrante do grupo de estudos ufológicos de Canela (UFOCAN) falará sobre Tecnologia e Arqueologia Extraterrestre.
Canelenses e visitantes serão recebidos a partir das 13h30min.
O acesso custará R$ 20,00 + 1 Litro de leite.
Para fazer a compra antecipada ou obter outras informações ligue : 54.9 9946.4888 ou 54.9 8133.8388

SERVIÇO:
Palestras sobre a Ufologia Mundial Hoje
Local: Casa de Pedra
Endereço: Rua Osvaldo Aranha, 30 - Canela/RS
Horário: das 13h30min às 18h30min

Ingresso: R$20,00 (dez reais) + 1L de leite



Promoção:
Ufologia Canela - UFOCAN e
Movimento Gaúcho de Ufologia – MGU

APOIO:
Jornal Nosso Bem Estar Hortensias
Canal Academia Olímpia - www.youtube.com/academiaolimpia
Hotel Tissiani Canela
Cervejaria Farol
Olímpia Restaurante

quarta-feira, 21 de março de 2018

Escritoras tomam conta de São Chico


Prestem atenção na foto: os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Expressão, daqui de São Francisco de Paula/RS, e suas professoras recebendo as escritoras Iva da Silva e Neiva Meriele, dentro do projeto Mostra das Escritoras, organizado pela Biblioteca Pública Elyseu Paglioli. Momento para ficar guardado na memória e no coração. Vários dedinhos levantaram para fazer perguntas. Queriam saber sobre as inspirações das moças da escrita. Queriam saber como se faz um livro. Queriam saber a diferença de um livro para crianças e um livro para adolescentes.

Criança lê. Criança imita adulto. Por que criança não lê? Pense em um pouco nos hábitos da casa... Mas não se preocupem, pois em relação à leitura sempre é possível mudar hábitos. Que tal começar visitando bibliotecas?
Aqui em São Chico o convite está sendo dado desde o início do mês. Em comemoração ao dia 08 de março,o  Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Elyseu Paglioli , juntamente com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula, convidou (e continua convidando!!) toda comunidades a prestigiar a I Mostra sobre “As escritoras que fizeram e fazem história...”. Esta semana aconteceram os bate papos com as escritoras do município Iva da Silva e Neiva Meriele nas escolas da cidade.



A temática proposta partiu do interesse em refletir sobre a dificuldade, histórica, das mulheres de exercer seus direitos. Durante muito tempo, as mulheres viviam, em sua maioria, enclausuradas, subjugadas e excluídas do letramento, sendo obrigadas a travarem muitas lutas para poderem exercer o direito de aprender a ler e escrever. Pensem bem nisto!!! Por nascerem mulheres, elas nem sempre tinham o DIREITO de aprender a ler e escrever!!!!!! Coloque muitos pontos de exclamação nesta frase, porque isto é chocante.







No mundo inteiro, as mulheres vêm conquistando, com muita luta, seus espaços em vários setores da sociedade. E por que não (?) na literatura.



Lembrando que durante todo o mês de março, de segunda a sexta feira, das 8h às 20h, e sábados, das 9h às 12h, estará exposto aos visitantes leitores, a pesquisa realizada pela equipe da biblioteca, sobre as escritoras, bem como suas biografias e a exposição de suas obras.


Desde os cinco anos de idade eu escrevo e leio, porque fui incentivada. Em abril farei 45 anos. Nestes anos estudei, trabalhei com comunicação, eventos, comida e sempre fui feliz. Mas para falar bem a verdade, o que me emociona, o que me faz brilhar o coração é trabalhar com leitura. Ver mais pessoas lendo é Lindo! ver mais crianças lendo é ESPETACULAR!!!! A leitura nos apresenta novos mundos. A leitura nos enobrece. A leitura nos faz ter consciência dos outros. 


Dediquem os próximos dias para uma visita à Biblioteca Elyseu Paglioli, em São Chico. Obrigada Rejane Vieira BonZo Andrade e toda equipe da biblioteca por este trabalho espetacular. A Mostra das Mulheres Escritoras está linda! Ler é um ato político. Ler é resistir. Ler é amadurecer. Ler é estar em contato com a humanidade.


Leitura sempre Gente!!!!!!

terça-feira, 20 de março de 2018

Lu Gastal lança livro na Boutique de Pizzas Viale



Artesã fará bate papo com apaixonados pelo mundo handemade



No dia 27 de março, terça feira, às 19h, a artesã Lu Gastal estará na Boutique de Pizzas Viale, em São Francisco de Paula, lançando seu livro “Relicário de Afetos”.
“Receber a Lu Gastal aqui na Boutique é emoção pura! Nos conhecemos em um Festival de Patchwork de Gramado, em 2007, logo após a morte do meu irmão, o Chico Viale. A Lu me reapresentou o artesanato e a sua mágica de valorizar a vida. Voltei a viver inspirada por tecidos, cores e bonecas. Receber ela é agradecer de coração à vida”, diz Patrícia Viale, proprietária da Boutique, que além da venda de pizzas e outras comidinhas congeladas, realiza eventos culturais e artísticos, em São Chico.
As páginas do livro “Relicário de Afetos” são inspirações para produzir peças semelhantes às apresentadas. Lu Gastal salienta que as histórias do livro foram escritas para que o leitor/a leitora reencontre os seus afetos. Os projetos handmade servem como referência para novas criações, mas com o estilo, cores, materiais de quem faz. 



A entrada para o evento é gratuita. Interessados devem apenas confirmar presença para que se possa receber os participantes com conforto e comidinhas produzidas na boutique. O livro da Lu estará sendo vendido no local por noventa reais e a autora fará sessão de autógrafos após o bate papo.

O que: Lu Gastal lança “Relicário de Afetos” na Boutique, em São Chico.
Quando: 27 de março, terça feira, às 19h.
Onde: Boutique de Pizzas Viale (rua Alziro Torres Filho 1579 – lago São Bernardo, em São Francisco de Paula).
Reservas e maiores informações com Patrícia Viale 54 999255761.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Quando abraçar é tão natural


 Passo as tardes de segunda lá na Biblioteca do Colégio Expressão, em São Francisco de Paula/RS. Cuido das retiradas e devoluções dos livros, converso com os alunos do Ensino Fundamental I e II, leio livros e faço fichas de leitura. Como não ser feliz nas segundas com um cenário como este? Hoje a gurizada me mostrou o livro Abraço Apertado, do Celso Sisto (ilustrações de Elisabeth Teixeira).



São vinte e três páginas onde uma menina está descobrindo o mundo, passando por muitas experiências, tendo sensações típicas de crianças. Então ela se pega tendo um segredo "bem grande/um segredo elefante/que eu não sei guardar sozinha".



O segredo, que ela bem que gostaria de contar, é que o pai é um carente de abraços. Ela acha graça daqueles braços de adulto sempre pedindo carinho. "Então dá aqui um abraço danado de bom, meu anjo de crepom".


E num determinado momento a menina se olha no espelho dos sentimentos e também confessa gostar de todos aqueles afagos. E questiona se num abraço tem quem abrace ou quem é abraçado. Mas a melhor conclusão para tanta dúvida é continuar recebendo e dando abraços.



Dados do livro

Livro Abraço Apertado
Autor Celso Sisto
Ilustrações Elisabeth Teixeira
Editora Positivo
23 páginas
Literatura Juvenil

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...