quarta-feira, 21 de março de 2018

Escritoras tomam conta de São Chico


Prestem atenção na foto: os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio Expressão, daqui de São Francisco de Paula/RS, e suas professoras recebendo as escritoras Iva da Silva e Neiva Meriele, dentro do projeto Mostra das Escritoras, organizado pela Biblioteca Pública Elyseu Paglioli. Momento para ficar guardado na memória e no coração. Vários dedinhos levantaram para fazer perguntas. Queriam saber sobre as inspirações das moças da escrita. Queriam saber como se faz um livro. Queriam saber a diferença de um livro para crianças e um livro para adolescentes.

Criança lê. Criança imita adulto. Por que criança não lê? Pense em um pouco nos hábitos da casa... Mas não se preocupem, pois em relação à leitura sempre é possível mudar hábitos. Que tal começar visitando bibliotecas?
Aqui em São Chico o convite está sendo dado desde o início do mês. Em comemoração ao dia 08 de março,o  Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Elyseu Paglioli , juntamente com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula, convidou (e continua convidando!!) toda comunidades a prestigiar a I Mostra sobre “As escritoras que fizeram e fazem história...”. Esta semana aconteceram os bate papos com as escritoras do município Iva da Silva e Neiva Meriele nas escolas da cidade.



A temática proposta partiu do interesse em refletir sobre a dificuldade, histórica, das mulheres de exercer seus direitos. Durante muito tempo, as mulheres viviam, em sua maioria, enclausuradas, subjugadas e excluídas do letramento, sendo obrigadas a travarem muitas lutas para poderem exercer o direito de aprender a ler e escrever. Pensem bem nisto!!! Por nascerem mulheres, elas nem sempre tinham o DIREITO de aprender a ler e escrever!!!!!! Coloque muitos pontos de exclamação nesta frase, porque isto é chocante.







No mundo inteiro, as mulheres vêm conquistando, com muita luta, seus espaços em vários setores da sociedade. E por que não (?) na literatura.



Lembrando que durante todo o mês de março, de segunda a sexta feira, das 8h às 20h, e sábados, das 9h às 12h, estará exposto aos visitantes leitores, a pesquisa realizada pela equipe da biblioteca, sobre as escritoras, bem como suas biografias e a exposição de suas obras.


Desde os cinco anos de idade eu escrevo e leio, porque fui incentivada. Em abril farei 45 anos. Nestes anos estudei, trabalhei com comunicação, eventos, comida e sempre fui feliz. Mas para falar bem a verdade, o que me emociona, o que me faz brilhar o coração é trabalhar com leitura. Ver mais pessoas lendo é Lindo! ver mais crianças lendo é ESPETACULAR!!!! A leitura nos apresenta novos mundos. A leitura nos enobrece. A leitura nos faz ter consciência dos outros. 


Dediquem os próximos dias para uma visita à Biblioteca Elyseu Paglioli, em São Chico. Obrigada Rejane Vieira BonZo Andrade e toda equipe da biblioteca por este trabalho espetacular. A Mostra das Mulheres Escritoras está linda! Ler é um ato político. Ler é resistir. Ler é amadurecer. Ler é estar em contato com a humanidade.


Leitura sempre Gente!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...