sábado, 19 de março de 2022

Mulheres que nos mimam em palavras

Márcia Kern é uma amiga de sorriso largo e coração gigante. Veio comemorar o aniversário do seu pai Vilson Kern, aqui em São Chico. Nos encontramos num almoço de domingo, no Parador Hampel. Ela, os filhos, a nora e o pai. Me disse, por mensagem, que tinha um presente para mim. Mas presente era ver aquela família comemorando as histórias vividas do Seu Vilson. Contei para a Márcia sobre uma movimentação feminina, que acontece em São Chico, uma movimentação pela valorização da auto estima. De que nós, mulheres serranas, queremos contar nossas histórias, do nosso ponto de vista, com o nosso coração. Foi quando ela sorriu e me deu um presente de valor gigante: o livro “do Menino”, da escritora Dalva Maria Soares, editora Venas Abiertas.
Oitenta e seis páginas de vida, confidências, garra e realidade. “Deixe-me ir. Preciso andar”. Dalva conta sua trajetória de mulher idealista e batalhadora. Nos mostra como é ser parceira do filho e como é ser mãe num mundo, que muitas vezes bate na cara dos nossos filhos. Me peguei abraçando o livrinho várias vezes. Me peguei chorando ainda mais. Foi sentada ao sol que li tudo. Dalva lembra que educar é trabalhoso, que precisa de muito diálogo e reflexão, olhos do coração sempre vigilantes. Que sonhar é uma necessidade de todas e todos. E que se aprende história com letras de rap. A escritora mineira nos mostra seu dia adia com poesia. Em momento algum esconde suas tristezas. Faz um equilíbrio, entre o que precisamos para caminhar nesta aventura louca, que é a vida. É livro para ler, reler e deixar na cabeceira. É indispensável. Márcia e Dalva são mulheres indispensáveis na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...