quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Primavera serrana com vivências do povo Kaingang

O dia 24 de outubro promete muita riqueza cultural, na Serra Gaúcha
A aldeia Kaingang Kógunh Mág, de Canela, está trazendo a sua cultura, em forma de oficinas e palestras, para a comunidade da Serra Gaúcha. Nos próximos meses, práticas culturais, relacionadas às vivências do povo Kaingang, serão mostradas na cidade de Canela e região. Cada dia de evento terá, de 3 a 4 atividades, em diferentes locais. A primeira etapa do projeto acontece no dia 24 de outubro, segunda-feira, com 3 atividades:
8h às 9h40: Contação da história da primeira Araucária e da gralha azul, com os autores Cacique Maurício e Ana Fonseca e com a ilustradora Mauren Veras. Local: Escola Ernesto Dornelles (séries iniciais), em Canela.
14h às 16h Bate-papo sobre a importância do pinhão na flora e gastronomia local, com Cacique Maurício Salvador, prof. Gilvan Bertinati (UCS), Phill Dummer (cozinheiro e pesquisador) e Ana Fonseca (filósofa e escritora). Local: UCS - turma de Projeto Temático I em Gastronomia, em Canela.
18h30 às 20h20: Exibição do documentário "Konhun Mág - o caminho da volta à Floresta Nacional de Canela" (2021, duração de 60 min), seguido de debate. Local: Escola Santa Terezinha - Turmas de PAE: projeto de aprendizagem específica, em Canela.
Aprovado no edital FAC Expressões Culturais 2022, o projeto cultural da aldeia Kaingang Kógunh Mág, de Canela, irá apresentar atividades diversas deste povo indígena habitante da região das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra, trazendo consciência e conhecimento sobre sua riqueza cultural. Crédito das fotos: Alass Derivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...