terça-feira, 9 de janeiro de 2018

O forasteiro na salada de frutas


Hoje foi dia de oficina de verão lá no Colégio Expressão, onde trabalho como professora de produção de texto e jornalista. Eu e a nutri Cris tinhamos combinado uma salada de frutas com esta turminha, que tem entre 4 e 9 anos. Minha parte era escolher um texto que falasse sobre frutas. Ai, ai, ai!!! Saí pesquisando e nada me agradava. Daí tive a ideia de escrever o texto e ler para eles.



Começei apresentando um tomate. E eles ficaram encucados com a presença do vermelho. Foi quando contei a história que intrigou, causou risadas e curiosidade naquelas crianças:


Era uma vez um monte de frutas: manga, laranja, maçã, mamão, abacaxi, pera, uva, banana. Elas haviam se encontrado para fazer uma festa: uma salada de frutas.




Mamão: - Todos prontos?


E as frutas responderam: Sim!





Melão: - Vamos fazer uma festa, ficarmos bem juntinhas e assim montarmos uma deliciosa salada de frutas!


Mamão: - Quem quer ser salada de frutas?

E todas as frutas gritaram: - Eu!!!!!!

- Eu também!!!!! falou o Tomate com uma voz menos gritada.

Aquela voz estranha e um tanto ácida chamou a atenção de todos. As frutas viraram-se para o tomate, que sorria no meio daqueles olhares surpresos.



Mamão: - Quem é você?

Tomate: - Eu sou o Tomate!

Melão: - E o que você quer aqui?

Tomate: - Eu quero fazer parte da salada de frutas.


Mamão: - Você errou a salada. Aqui somos frutas e não verduras.

Tomate: - Não errei a salada. Eu sou uma fruta.

As frutas se olharam espantadas, com os olhos bem arregalados.

Mamão: - Mas nunca vimos um tomate na salada de frutas!!!!!!

Melão: - O seu gosto é mais ácido e poderá comprometer o sabor da nossa salada.

Tomate: - Mas eu sou uma fruta!!!!

Mamão: - Sim, você é uma fruta, mas não é comum ver um tomate na salada de frutas, entendeu?

Tomate já tristonho: - Eu queria fazer parte desta salada!!!

Ameixa: - Nem pensar! Vai ficar estranho! Tomate com ameixa, mamão, melão, banana e outras frutas. Vai ficar muito estranho!!!

Uma lágrima escorreu dos olhos do Tomate. As frutas falavam em voz alta. Algumas desesperadas. Outras em estado de choque com a possibilidade de ter um tomate bem vermelho entre elas. A confusão era tão grande, que nem perceberam quando o Tomate, entre lágrimas, se afastou. Ele encontrou um cantinho e ficou ali sentado chorando.

Tomate: - Eu sou uma fruta! Eu sou uma fruta! Só queria fazer parte desta salada de frutas!

Foi quando o Abacate, a Cebola e o Alho se aproximaram.

Abacate: - Oi Tomate! A gente sabe como você se sente!

Tomate olhou para o Abacate, o Alho e a Cebola, mas não falou uma só palavra. Ele estava muito triste.

Abacate: - As frutas não deixarão você fazer parte da salada de frutas. Mas eu, o Alho e a Cebola queremos convidar você para uma outra iguaria.

Tomate: - Qual?

Abacate: - Junte-se a nós para fazermos um guacamole, uma comidinha mexicana deliciosa, que é servida com torradinhas e tortilhas. As pessoas comem o guacamole antes da salada de frutas.

Tomate: - Gostei do convite!!!

Abacate: - Então venha!!!!

O Abacate, o Tomate, o Alho e a Cebola juntaram-se com o Azeite de Oliva, o Sal e a Pimenta. Abacate esmagadinho. Tomate, Cebola e Alho picadinhos. Tudo misturado virando um creme lindo. Um delicioso antepasto para ser servido antes do almoço ou do jantar.

Quando a mesa foi arrumada com pratos e talheres, o guacamole e a salada de frutas foram colocadas muito próximas. As frutas viram o Tomate e acenaram para ele. O Tomate acenou de volta.

Cada qual no seu pote, mas todos compondo uma refeição.

Quando não te chamarem para fazer parte de uma salada de frutas, lembre-se que um guacamole espera você logo ali. Delícias existem em todos os lugares!!!

2 comentários:

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...