sexta-feira, 1 de março de 2019

Pizza Literária aproxima estudantes e literatura



foto de Sérgio Azevedo

Em 2015, depois de uma experiência de bate papo e lançamento do livro Pasta Senza Vino, do escritor Eduardo Krause com pizzas de sua fabricação, em São Francisco de Paula, Patrícia Viale decidiu investir no casamento entre literatura e pizza. “Comida sempre abre as portas para uma boa conversa e a pizza, por ser tão apreciada, facilita ainda mais. Pensei em apostar nesta combinação para aproximar a literatura e as pessoas”, conta Patrícia. Além de jornalista, ela é leitora compulsiva e administra a Boutique de Pizzas e Livros Viale, em São Francisco de Paula.

Foi feita uma parceria com a editora Dublinense e a jornalista passou a organizar encontros, onde as pessoas podem apreciar pizzas e ouvir o processo criativo de escritores e escritoras da literatura gaúcha, publicados pela editora. Assim se fez a Pizza Literária.

Este mês, na edição da Pizza Literária de Verão, Patrícia sorteou convites no Ensino Médio do Colégio Expressão, em São Francisco de Paula (onde trabalha como jornalista). O objetivo é mostrar para os alunos que a literatura pode estar presente em ambientes diversos, o quê facilita o interesse e leitura de novos autores. “A Pizza Literária, além de ser um entretenimento literário, quer ser um trabalho de formação de novos leitores e leitoras”, reforça a jornalista.

Nesta edição da Pizza Literária de Verão, que contou com a participação dos escritores Júlio Ricardo da Rosa e Eduardo Krause, estiveram presentes os alunos Bernardo Dal Pai, Luísa Borges Santos, Diogo Rodrigues de Souza e Lorenzo Bertuol. Também participou do evento o professor de Literatura e Língua Portuguesa do Colégio Expressão, Eduardo Cardoso de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...