quinta-feira, 30 de julho de 2020

Fica bem, tá?




Ficar bem é quando a gente topa sorrir, mesmo querendo chorar. Ficar bem é espiar pela janela aquele feixe de sol atrás das nuvens escuras, depois de um ou mais dias de chuva.

Um dia a gente recebe uma notícia, que nos faz sentar e ficar em choque por instantes. E aquela paralisia gera  uma angústia, que muda a circulação do sangue, o ritmo da respiração e turva o olhar. Tudo tão estranho. Na nossa alma, que começa a se remexer. E ao mesmo tempo tudo permanece tão corriqueiro, ao nosso redor. A vida segue aquele ritmo banal de vida vivida, de pouca atração escancarada, mas que tanto gostamos.

Na tua cabeça e no teu coração pipocam perguntas, que não sabem aderir a uma resposta. Os passarinhos continuam cantando na árvore do teu quintal. Seria melhor falar sobre esta ansiedade, que não se traduz em palavras? Ou deixar que este silêncio cale, pouco a pouco, o barulho da tua mente? O que é melhor ou pior?

Fica bem, tá?! Não é pergunta. É oferecimento de um cuidado na alma. Um curativo, que se faz naquela ferida meio aberta, meio fechada. "Fica bem, tá?" porque esta prescrição é coisa de amigo, que vê amigo chorar de cantinho. Não é para melhorar rápido. Nem para esquecer. É para tomar chá de camomila quentinho e deixar o tempo passar com aquelas pausas inteligentes, que quase tudo cura.

Fica bem, tá? porque a vida não derruba. Ela te empurra e depois te dá a mão para continuar.

2 comentários:

  1. obrigado, querida Pati. todo amor que houver nessa pizza, todo chá que houver nessa vida em triplo pra voce <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bem com uma grande abraço virtual!!! E a certeza de que os dias melhores voltarão! Eles sempre voltam!

      Excluir

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...