sexta-feira, 31 de julho de 2020

Ano de eleger vereador. A gente sabe o que é isto?

2020, ano de pandemia e eleições municipais. Uma combinação quente, muito quente! Mas mesmo que a temperatura seja alta é preciso colocar a mão no braseiro. E como se faz isto? Iniciando pela reflexão do quê estaremos fazendo neste final de 2020: elegendo vereadores!

E o que é um vereador?

Um vereador municipal, eleito por cidadãos,têm três atuações:

Primeira atuação - Ele faz as leis que podem melhorar a vida da cidade e da população. Também decide, por meio de voto com os demais vereadores (na Câmara de Vereadores) quais projetos de autoria dele, dos seus colegas ou da prefeitura se tornarão leis;

Segunda atuação - Ele fiscaliza a prefeitura (Poder Executivo), para saber se este está cumprindo suas obrigações de maneira adequada e sem descumprir a lei. Também denuncia irregularidades quando estas se apresentam com provas. Uma das formas de fiscalizar é a ferramenta legal chamada “requerimento de informação”,  utilizado para questionamentos e solicitação de documentos.

Terceira atuação – Ele atua como ponte de ligação entre a população e a prefeitura. O vereador precisa atender as necessidades da comunidade. Para isto foi eleito, para atender os interesses do povo e não interesses particulares.

Com esta breve explicação fica mais fácil entender o que precisamos escolher para 2021, quem precisamos escolher para este trabalho de melhoria das nossas cidades: um candidato à vereador que seja comprometido com a comunidade e não um candidato à vereador que faça promessas. Desta forma, um vereador NÃO pode mandar asfaltar uma rua ou construir uma escola (isso é uma obrigação da prefeitura), mas o vereador PODE indicar ao prefeito que determinada obra precisa ser feita e cobrar encaminhamentos, dando assim mais força para que a questão seja resolvida. 

2020 é ano de fazer boas escolhas, tanto para a nossa vida pessoal, como para a nossa vida coletiva, de comunidade, de cidadão fazendo parte de uma cidade. Logo, logo os nomes dos candidatos à vereador e prefeito estarão sendo lançados. E, ainda mais, nós, eleitores, precisaremos nos munir de boa informação e atenção. Esta pandemia do Covid 19 está nos mostrando como é importante sermos mais cidadãos, mais parceiros de nós mesmos. E assim melhorarmos as vidas de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...