segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Um livro para arregalar os olhos

  
A leitura de Desonra, (Cia das Letras) de J.M. Coetzee, foi um soco no estômago, que não gerou dores, mas alívio. Viver neste mundo não está sendo fácil e para nos consolarmos buscamos táticas imediatas e imaginárias. Nos refugiamos em mundos lindinhos, cheios de frufrus, para esquecermos a vida e sua cara. Este livro foi vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2003.



Coetzee nos traz a uma vida que é para todos, independente do país que moramos. Lucy e David nos mostram que idealismo e realismo são somente convenções. E precisamos escolher nossas próprias convenções para continuarmos vivendo. Não existe o certo ou o errado. Existe o jeito de conseguir viver. Para alguns é trabalhando pela justiça. Para outros é se atendo à superficialidade.


Podemos insistir ou desistir da vida. Podemos sim. E não cabe a ninguém julgar. Cada qual com sua interpretação. Mais marcante que o estupro narrado, para mim, foi o massacre dos cães. Talvez porque matar seres inocentes me choca mais do que machucar seres que possuem livre arbítrio. A leitura de “Desonra” me fez rever minhas crenças espirituais. Sou simpatizante do espiritismo. Acho que tudo é conseqüência de um ato. Muitas vezes sofremos por atos de nossos antepassados, em função de um contrato espiritual firmado entre as pessoas que encarnam como familiares. Lucy e David, além de outros personagens, pagam o preço da conquista forçada, da entrada sem bater na porta. A África é um campo minado. Sentimentos de revolta e de ódio são constantes num povo que foi violado, explorado, maltratado. O que esperar para personagens brancos, detentores de posses? O pior. Talvez por isto não me comovi. Mas com a morte dos cachorros fiquei mexida.

No entanto, a questão da “eutanásia” realizada por Bev Shaw, com a cumplicidade de David, não me comove e muito menos me entristece. Trabalho como voluntária numa ONG da causa animal e quando os problemas beiram o limite da lucidez me vejo desejando sessões de eutanásia semanais.
Coetzze mexeu comigo. Mostrou-me que não somos bons ou ruins, mas que fazemos escolhas. Apenas isto. De acordo com o que já vivemos. De acordo com o que mostraram para nós. Como é possível se libertar? Ainda não sei.

Título original: Disgrace
Autor: John Maxwell Coetzee
Tradução: José Rubens Siqueira
Gênero: Romance
Páginas: 248
Editora: Companhia das Letras
Publicação: 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que me tornei uma colagista

Em 2001 fiz um auto exílio na Suíça, em função de um casamento. Jornalista no Brasil, lá me descobri uma analfabeta. Além de precisar apre...